Lição de altruísmo

Muitos me perguntam como consigo criar três filhas pequenas com pouquíssima diferença de idade e que vivem numa busca incessante pelo desvendar, pelo conhecer, pelo descobrir.
Dentro do ambiente em que vivem cada porta é uma aventura, cada canto da casa um esconderijo, cada espaço um mundo a ser explorado.Em cada uma dessas situações me vejo constantemente apreensiva, temerosa de que algo lhes aconteça, de que se machuquem... uma espécie de tensão associada ao entusiasmo de vê-las crescer.

A vida com elas é sempre muito corrida, já que as três ainda dependem de mim para praticamente tudo e dificilmente minha casa está em ordem, a louça está lavada, ou a cama arrumada. É algo que preciso trabalhar em mim o tempo todo. Mas acho que não existe maneira mais prática de se aprender o altruísmo qdo se é mãe. Aprendemos o abnegar, o abrir mão, e em muitas ocasiões esse aprendizado é doloroso. Às vezes tenho a sensação de que só vivo pra satisfazer a necessidade de outros, e preciso aprender, em diversos momentos, a abrir mão das minhas, mas creio que não haja tarefa mais sublime e eu diria mais importante do que essa: ser mãe.
Vejo que muitas pessoas (e até mesmo eu) possuem o pensamento de que essa tarefa tem menos valor do que obter uma carreira e utilizar a inteligência a serviço de uma empresa, mas vejo que é preciso muito mais que inteligência para formar um cidadão, um ser humano ético, honesto, e no nosso caso exemplo de cristão. Uso aqui o mesmo termo utilizado por Paulo no livro de Romanos (12.2) quando diz que não devemos nos conformar com este século, ou seja, não devemos usar a fôrma do mundo para nos moldar. Quem são aos fôrmas dos nossos filhos? Se nosso molde não for o grande Autor da vida: Jesus, como poderemos formá-los?Não devemos nunca menosprezar esse papel, pois não existe salário que pague o vivenciar o desenvolvimento de uma criança ainda que muitas vezes nossas forças pareçam se esgotar. Se pensarmos em nossos filhos como heranças, o que pode ter maior valor do que eles?

"Herança do Senhor são os filhos, o fruto do ventre o seu galardão" Sl 127.3
Que Deus nos enriqueça em sabedoria para ganharmos o coração de nossos filhos e aprendermos, ainda que a duras penas, o que é de fato o amor de Deus e assim amarmos nossa família sem egoísmo.

Comentários

Vinícius disse…
realmente ser mãe é mais trabalhoso e de uma responsabilidade muito maior que qualquer profissão! parabéns pelo dom, e sucessos e força nessa linga caminhada com as meninas! ;)
Vi
http://viniciuscassio.blogspot.com/
Anônimo disse…
Su, embora eu ache que você tira isso de letra, amei o que escreveu e estou encorajada agora.
Obrigada!!
Beijo!

Postagens mais visitadas